A Viniserra, Associação dos Vitivinicultores da Região Serrana do Rio de Janeiro, estará presente no I Congresso Estadual Desafios do Enoturismo no Estado do Rio de Janeiro, que será realizado nos dias 19 e 20 de junho. O presidente da Viniserra, José Claudio Aranha, e a vice-presidente, Laura Tassinari, marcarão presença no evento que celebra a crescente produção de vinhos finos no estado, viabilizada pela técnica da dupla poda. A Viniserra foi criada com o objetivo de obter, junto ao INPI, a Indicação de Procedência dos Vinhos de Inverno da Região Serrana, processo liderado pela professora Lucimar Cunha, diretora da Faeterj,e e que conta com apoio da Faperj. Os produtores associados à Viniserra André Guedes (Vinícola Terras Frias), José Carlos Eloy (Vinícola Família Eloy), Rafael Antunes (Vinícola Casa Antunes) e Victor Satiro (Vinícola Real das Ruínas) enriquecerão o evento com suas experiências práticas e insights valiosos.
O evento contará, ainda, com a participação de especialistas renomados que discutirão temas cruciais para o desenvolvimento do setor, como a construção da Indicação de Procedência (IG) dos Vinhos da Região Serrana do Rio de Janeiro. A programação inclui líderes acadêmicos e do setor de inovação, como Mauricio Guedes da SEDEICS e Gustavo Robichez da PUC-Rio, além de Rogerio Dardeau, pesquisador e escritor sobre vitivinicultura brasileira, e Rosa Maria Vieira Medeiros, professora doutora da UFRGS. Daniel Otto Strongin, consultor da Califórnia do Norte, e especialistas nacionais como Vander Valduga da UFPR e Aline Barreto do Sebrae Rio também contribuirão com suas perspectivas.
O congresso abordará desde o papel da tecnologia na rastreabilidade da produção até as oportunidades de mercado e o impacto das Indicações Geográficas no desenvolvimento local.
Uma das inovações tecnológicas a serem destacadas no evento é o uso do blockchain para a rastreabilidade das uvas na região serrana do estado. Eduardo Krempser, professor e coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Robótica da FAETERJ Petrópolis, apresentará como essa tecnologia permite um acompanhamento preciso de cada etapa da produção, garantindo transparência e autenticidade aos consumidores. A implementação do blockchain reforça a confiança na qualidade dos vinhos produzidos e agrega valor à Indicação de Procedência.
As inscrições para o Primeiro Congresso Estadual de Enoturismo são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.enoturismorj.com.br. Não perca a oportunidade de participar deste evento pioneiro e contribuir para o futuro do enoturismo no Rio de Janeiro.
Comments